terça-feira, agosto 04, 2009

Festival Mediaval Santa Maria da Feira

Pela primeira vez fui recentemente ao famoso festival mediaval de Santa Maria da Feira, e não fui uma mas sim duas vezes e ainda devo ir mais uma. Aquilo até é engraçado e é uma romaria no mínimo original e interessante com todas as barracas, tascas e figurantes a alegrar aquilo constantemente, só um senão a apontar a ideia claramente pouco original e inspirada de focar o tema deste ano da feira no oriente, eu acho que já temos bastantes imitações, exultações e referências ás culturas e países do médio oriente, já não basta aquela novela da SIC surreal e exagerada para agora haver uma moda de tudo o que é turco, marroquino ou indiano...SANTA PACIÊNCIA!!
Para o ano fazem uma novela brasileira de familias brasileiras endinheiradas na China e passamos todos a ir a lojas de chineses e a vestir quimonos, não?
A Era Mediaval foca-se essencialmente na Europa Mediaval e na sua cultura que quanto muito podem ter sido levadas aquando das Cruzadas ao Médio Oriente mas são 2 coisas totalmente e completamente distintas tanto que até houve um choque cultural muito grande quando os cruzados descobriram que os povos daquelas regiões eram muito mais avançados que eles em muitas coisas como Medicina por exemplo. A meu ver aquelas barracas orientais estão apenas a deturpar a essência da feira, isto para não falar também doutras mais viradas para o renascentismo que a era mediaval mas adiante!
Outra coisa que achei negativa, além dos preços da comida, foi a disparidade dos preços dos artigos vendidos lá, numa barraca a mesma coisa tinha um custo noutra o mesmo artigo tinha um custo inferior ou superior e isso causava alguma desconfiança pelo menos da minha parte, seja como for recomendo vivamente que visitem e espero que para o ano haja outra edição tão boa ou melhor, tenho dito!

Sem comentários: