sexta-feira, outubro 13, 2006

Hipócritas abençoados

Antes de mais um Obrigado ás poucas pessoas (e aliens e entidades misteriosas e obscuras) que se dão ao trabalho de vir aqui ler isto, obrigado também pelos comentários que são sempre benvindos sejam eles bons ou maus, sim porque isto as vezes um gajo tem uma ideia pouco esclarecida duma coisa e depois descobre que afinal não era bem assim.
Agora falemos de coisas sérias, eu vi uns dias atrás no telejornal que fizeram uma inspecção aos restaurantes situados perto de Fátima e que a grande maioria tinham péssimas condições tendo sido muitos deles fechados por constituirem autênticos atentados à saúde pública. Eu sinceramente acho muito triste haver pessoas a serem exploradas e abusadas por causa da fé. Devia haver um espirito de solidariedade e respeito porque afinal para muitas pessoas o Santuário de Fátima é sagrado e duma importância vital (menos para mim claro), mas o que se assiste é a uma contínua exploração das pessoas e um interesse mórbido em obter o máximo de lucro e proveito a qualquer custo. Mas esta situação infelizmente é só a ponta do icebergue de toda a hipocrisia que rodeia a religião católica e cristã, eu pergunto para que é preciso tanta opulência e luxo nas igrejas, vestes e objectos religiosos? Pessoas a passar fome e a morrerem com doenças por esse Mundo fora e o Papa e os seus Cardeais vivem rodeados de luxo e riqueza no Vaticano que para quem não sabe é o estado mais rico da Europa e um dos mais ricos do Mundo. Eu contínuo sem perceber qual será o objectivo de tanto açambarcamento de bens e riqueza pela Igreja se depois eles são gastos em coisas fúteis que não ajudam nem tão pouco reflectem os valores morais pelas quais essa religião se rege. Tudo isto é estranho e no entanto continuamos a assistir a isto todos os dias sem reagir e sem tomar uma atitude, continuamos a ir como zombies a missas, baptizados, funerais e procissões aonde só se esbanja dinheiro para alimentar egos e vaidades pessoais. Eu respeito quem acredita na religião católica e cristã e quem vai as missas todos os domingos mas eu gostava que essas pessoas de facto olhassem bem para as coisas tal e qual elas são porque é uma realidade que todos os anos as igrejas de todo o Mundo tem os meios e a influência necessária para realmente ajudar e mudar um bocado as coisas negativas que acontecem e que se limitam a ficar sentadas de braços cruzados e a lamentarem-se porque estão a perder crentes. Tenho dito!

1 comentário:

tha black cat disse...

ai.......... como eu concordo contigo........ mas se pensares que a própria igreja sempre explorou os crentes através da fé (desde o dizimo aos 5 euros que te cobram hoje por dizerem o nome de uma pessoa na missa)............ é triste, e não é só no catolicismo.............
a venda do ceptro do papa pagava a dívida do terceiro mundo...........
eu sou crente, não vou à missa, não tenho hora para rezar, o meu deus não castiga, nem "mata crianças para pagar os nossos pecados" (discurso directo de um padre)............
a fé já foi uma coisa linda.......
** * **