domingo, outubro 08, 2006

Morcegos

Vai começar novamente um ritual antiquado e ignorante levado a cabo por aqueles que são o "futuro" deste país... as praxes! Eu contínuo sem perceber muito bem o porquê delas ainda existirem, é algo que só envergonha e mancha a nossa cultura e o nosso país. Alunos que entram após muito esforço numa faculdade ou instituto e depois são humilhados fisica e psicológicamente por alunos mais antigos em praxes absurdas é algo que eu nunca vou entender, no lugar de integrarem esses alunos e darem-lhes oportunidade de conhecerem duma forma saudavel e normal os seus colegas e locais de estudo opta-se por fazer com que esses alunos sejam brutalmente humilhados públicamente para o deleite dos morcegos. Eu sempre pensei que uma faculdade fosse para estudar e aprender mas para muita gente andar na faculdade é sinónimo de festas, bebedeiras, drogas, gastar dinheiro dos pápás e pouca ou nenhuma intelegência. Infelizmente vivemos num país que ostenta e defende duma forma orgulhosa as suas muitas "tradições" e esta não passa de mais uma tradição que além de estar ultrapassada apenas contribui para o aumento da "massa bruta" neste país.
Será que o traje de morcego e a praxe são assim tão importantes? Isto faz-me lembrar um bocado o tempo do Salazar (segundo aquilo que eu ouvia dizer e li claro) em que toda a gente era contra o regime mas tinha medo de fazer ouvir a sua voz com medo de represálias, pois é exactamente isso que se passa com a "tradição" das praxes muita gente é contra mas quem for contra é posto de parte da vida académica e marginalizado pelos morcegos. E depois o mais grave é haver praxes que humilham e traumatizam aqueles que a elas se sujeitam e não por vontade própria mas sim pressionados e temos ainda a famosa garraiada que é melhor nem comentar. Tenho dito!

1 comentário:

tha black cat disse...

acho que só estás a ver um ângulo da praxe, e estas a falar de coisas que não se vêem em todas as praxes......... eu fui praxada pela mui nobre faculdade de letras da universidade do porto, onde não havia lugar a humilhações nem físicas, nem psicológicas........... os senhores morcegos eram fortemente vigiados, e duramente sancionados se ousassem sequer olhar mais de lado para um caloiro.......... aliás, muitas vezes, eram os próprios caloiros a humilharem os doutores, porque sabiam pelo código de praxe que nenhum doutor os podia "atingir"......... mas estar a discutir isto, é discutir o sexo dos anjos........
digo-te que já estive noutra faculdade, e que nessa faculdade em questão, tornei-me anti praxe........ depende, e muito, da "casa" em que estás.......
digo-te também que, pelo menos, na flup, a associação de estudantes tem a quinzena de recepção ao caloiro, em que promove actividades com os caloiros, visitas guiadas pela cidade, adaptação dos alunos de fora à cidade, etc.......... o dito convívio "saudável" também existe.........
termino dizendo que só é praxado quem quer........... não é obrigatório....... portanto, não te choques quando vires alguém ser praxado: só está ali porque quer....... até porque, hoje em dia, já nem existe pressão para se ser praxado, muito pelo contrário: o anti praxe é que é "fixe"........
quem quer vai, quem não quer fica...... **