quinta-feira, abril 05, 2007

Discriminação

Uma das coisas que tenho notado a nível do panorama musical nacional é discriminalização e marginalização das bandas de Metal, é algo que eu continuo sem perceber. Apesar de serem as bandas que cultivam melhor o circuito (muito reduzido) de concertos em todo o país e de haver uma maior fidelização e tentativa de promoção independente e de na maioria dos casos serem as mais profissionais elas continuam sistematicamente a serem banidas e ignoradas em todo o lado e continuam a ser-lhes negadas o direito de poderem se afirmar e aumentar a sua exposição. Uma das coisas que salta a vista é por exemplo os festivais e concursos de bandas, todos os anos assiste-se a uma discriminação e falta de coerência gritante no juízo as bandas de metal e a maioria delas apesar de terem qualidade e serem projectos bastante profissionais não conseguem sequer chegar a uma final e mesmo que num caso de rara excepção o consigam nunca ganham o que é no mínimo estranho a meu ver. Será que é proibido uma banda de metal ganhar um festival ou concurso? Será que já não estamos fartos de ver bandas "políticamente correctas que tentam aparentar uma imagem cool e radical"?Será que o metal nacional não existe?Será que as pessoas não conseguem avaliar como deve de ser estas bandas?Não tem capacidade?É muito barulho?Se formos a ver concertos de outras bandas de outros estilos reparamos que o barulho, confusão e falta de profissionalismo e caos é maior e mesmo assim continua-se a marginalizar as bandas de metal. É triste vivermos nesta realidade onde por exemplo os Moonspell são reconhecidos a nível internacional nos média e no nosso país preferimos fazer entrevistas no jornal da noite a artistas estrangeiros , ou então termos uma gala importante aonde figuram no cartaz nomes de artistas estrangeiros pouco conhecidos e de fraca qualidade. Na minha opinião deviam ser dadas as mesmas oportunidades a todas as bandas de todos os estilos porque o metal é um dos movimentos mais fortes e com um público mais fiel e devia ser mais respeitado e não ser ignorado e desprezado desta maneira pelos promotores,organizadores,júris e meios de comunicação.
Outra coisa que me espanta é por exemplo vermos por vezes num festival de música em que fazem um cartaz onde predominam bandas de metal, e é considerado um dia ou noite mais virado para este estilo, uma banda de rock ou pop lá no meio e nunca vemos uma banda de metal num cartaz onde predominam bandas de rock ou pop, porque?Será isto normal?Qual o critério usado para definir este tipo de situações anormais?O público alvo de cartazes rock e pop é muito sensível para ver uma actuação duma banda de metal? Eu depois de ver um festival como o Rock in Rio onde no cartaz quase não tinha bandas de rock ser realizado com pompa e circunstância já quase nada me espanta. Vamos ver se futuramente esta hipocrisia acaba e se vamos de facto reconhecer que existe um movimento de bandas de metal que conseguem ter qualidade e serem reconhecidas a nível internacional e que são profissionais, empenhadas e dedicadas aquilo que é mais importante música.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hey mais uma vez passei por cá e mais uma vez encontrei um post de valor... assim sim!!!! Isto é o que me faz voltar, assuntos com interesse onde é exposto tudo o que de mau se passa no nosso país. Continua com o bom trabalho ;).
P.S.: Faz uma visita ao meu myspace, é lá que faço publicidade a bandas de rock e metal adicionando-as.
www.myspace.com/kodoudru
Fica bem!!!