quarta-feira, maio 09, 2007

Rapto de Madeleine McCann

Hoje em dia basta ligar a televisão e em qualquer telejornal vemos extensas reportagens , informações, apelos, manifestações, opiniões e interesse em redor da questão, ou melhor interrogação, do que realmente terá sucedido a menina britânica Madeleine McCann. Fala-se da enorme quantidade de meios e pessoas que estão mobilizados na busca do paradeiro da criança, fala-se da segurança das crianças em Portugal, fala-se e discute-se todas as eventuais situações que poderiam ter acontecido a criança, ouve-se os apelos dos pais, das figuras públicas e de toda a gente no geral para o retorno em segurança da criança. Isto é tudo muito bonito mas eu lembro-me duma menina portuguesa chamada Joana que desapareceu há 2 anos naquela mesma região e que pelos vistos não teve tanta importância, nem tantos meios e pessoal na sua busca, nem tantos apelos e nem tanta cobertura como é o caso desta criança britânica. Seremos nós os "tugas" menos importantes?Teremos nós menos valor que os estrangeiros? Porque é que para uma menina portuguesa agiu-se duma maneira e para uma menina inglesa age-se doutra? Será isto normal?Talvez se a Joana tivesse tido tanta gente interessada na sua busca ela já teria aparecido e como ela existem muitas que infelizmente continuam desaparecidas sem se saber se estão vivas ou mortas, mais uma vez assiste-se a uma enorme desigualdade na importância dada a situações que deviam ter todas a mesma importância. Não vai ser certamente por causa disto que vamos ter menos turismo porque coisas destas e piores acontecem em todo o lado e se virmos o exemplo do Brasil é muito pior a todos os níveis e no entanto toda a gente lá quer ir.No meio desta situação toda eu só gostava de chamar a atenção para um pormenor que me parece importante que é a negligência dos pais da menina inglesa, eles deixaram 3 filhos menores em casa sozinhos sem qualquer acompanhamento dum adulto ou duma pessoa responsavel para irem jantar fora eu sinceramente acho isto bastante grave e se calhar eles deviam ser punidos exemplarmente porque se eles não tivessem sido desleixados neste momento a menina estaria em segurança.Tenho dito!

Sem comentários: