segunda-feira, outubro 16, 2006

CTT em Portugal

Há coisas que acho mesmo surreais ás vezes, os marcos do correio que até se podem comprar os selos e seriam de uma utilidade muito prática acabam por se tornar inúteis na maioria dos casos porque sempre que lá vamos tentar comprar um selo existem quase sempre só 2 possibilidades irritantes: ou não tem selos e está fora de serviço ou tem que se colocar dinheiro certo. Claro que na maioria das vezes não se tem sequer moedas quanto mais o dinheiro certo por isso recorre-se a solução final que é ir directamente a um posto de correios, chegando ao posto de correios aí é aquela situação oito ou oitenta a nível de atendimento e simpatia, ou somos atendidos por uma pessoa extremamente simpática ou por uma extremamente mal-disposta o que é sempre no minimo engraçado. E uma simples ida ao correio torna-se num episódio de vida frustrante e muito entediante chegando até uma pessoa as vezes a ponderar o suicídio ou virar psicopata excêntrico. Foi só um desabafo porque cada vez que vou aos correios parece que aquilo está pior, tenho dito!

sexta-feira, outubro 13, 2006

Hipócritas abençoados

Antes de mais um Obrigado ás poucas pessoas (e aliens e entidades misteriosas e obscuras) que se dão ao trabalho de vir aqui ler isto, obrigado também pelos comentários que são sempre benvindos sejam eles bons ou maus, sim porque isto as vezes um gajo tem uma ideia pouco esclarecida duma coisa e depois descobre que afinal não era bem assim.
Agora falemos de coisas sérias, eu vi uns dias atrás no telejornal que fizeram uma inspecção aos restaurantes situados perto de Fátima e que a grande maioria tinham péssimas condições tendo sido muitos deles fechados por constituirem autênticos atentados à saúde pública. Eu sinceramente acho muito triste haver pessoas a serem exploradas e abusadas por causa da fé. Devia haver um espirito de solidariedade e respeito porque afinal para muitas pessoas o Santuário de Fátima é sagrado e duma importância vital (menos para mim claro), mas o que se assiste é a uma contínua exploração das pessoas e um interesse mórbido em obter o máximo de lucro e proveito a qualquer custo. Mas esta situação infelizmente é só a ponta do icebergue de toda a hipocrisia que rodeia a religião católica e cristã, eu pergunto para que é preciso tanta opulência e luxo nas igrejas, vestes e objectos religiosos? Pessoas a passar fome e a morrerem com doenças por esse Mundo fora e o Papa e os seus Cardeais vivem rodeados de luxo e riqueza no Vaticano que para quem não sabe é o estado mais rico da Europa e um dos mais ricos do Mundo. Eu contínuo sem perceber qual será o objectivo de tanto açambarcamento de bens e riqueza pela Igreja se depois eles são gastos em coisas fúteis que não ajudam nem tão pouco reflectem os valores morais pelas quais essa religião se rege. Tudo isto é estranho e no entanto continuamos a assistir a isto todos os dias sem reagir e sem tomar uma atitude, continuamos a ir como zombies a missas, baptizados, funerais e procissões aonde só se esbanja dinheiro para alimentar egos e vaidades pessoais. Eu respeito quem acredita na religião católica e cristã e quem vai as missas todos os domingos mas eu gostava que essas pessoas de facto olhassem bem para as coisas tal e qual elas são porque é uma realidade que todos os anos as igrejas de todo o Mundo tem os meios e a influência necessária para realmente ajudar e mudar um bocado as coisas negativas que acontecem e que se limitam a ficar sentadas de braços cruzados e a lamentarem-se porque estão a perder crentes. Tenho dito!

domingo, outubro 08, 2006

Morcegos

Vai começar novamente um ritual antiquado e ignorante levado a cabo por aqueles que são o "futuro" deste país... as praxes! Eu contínuo sem perceber muito bem o porquê delas ainda existirem, é algo que só envergonha e mancha a nossa cultura e o nosso país. Alunos que entram após muito esforço numa faculdade ou instituto e depois são humilhados fisica e psicológicamente por alunos mais antigos em praxes absurdas é algo que eu nunca vou entender, no lugar de integrarem esses alunos e darem-lhes oportunidade de conhecerem duma forma saudavel e normal os seus colegas e locais de estudo opta-se por fazer com que esses alunos sejam brutalmente humilhados públicamente para o deleite dos morcegos. Eu sempre pensei que uma faculdade fosse para estudar e aprender mas para muita gente andar na faculdade é sinónimo de festas, bebedeiras, drogas, gastar dinheiro dos pápás e pouca ou nenhuma intelegência. Infelizmente vivemos num país que ostenta e defende duma forma orgulhosa as suas muitas "tradições" e esta não passa de mais uma tradição que além de estar ultrapassada apenas contribui para o aumento da "massa bruta" neste país.
Será que o traje de morcego e a praxe são assim tão importantes? Isto faz-me lembrar um bocado o tempo do Salazar (segundo aquilo que eu ouvia dizer e li claro) em que toda a gente era contra o regime mas tinha medo de fazer ouvir a sua voz com medo de represálias, pois é exactamente isso que se passa com a "tradição" das praxes muita gente é contra mas quem for contra é posto de parte da vida académica e marginalizado pelos morcegos. E depois o mais grave é haver praxes que humilham e traumatizam aqueles que a elas se sujeitam e não por vontade própria mas sim pressionados e temos ainda a famosa garraiada que é melhor nem comentar. Tenho dito!

Problemas Musicais

É um facto que em Portugal infelizmente não existem os meios e condições necessários para as bandas poderem singrar e sobreviver com toda a dignidade, é um facto que em Portugal ninguém aposta na música nacional, por exemplo quando assistimos as vezes a galas e programas em directo no qual preferem que um artista ou banda estrangeira já em fase descendente e degradadante de carreira vá tocar do que uma das muitas bandas com qualidade e originalidade que temos, é um facto que vivemos num país onde ainda existe muita ignorância e desconhecimento do que se passa de novo lá fora a nível musical, é um facto que em Portugal existem ainda muitos tabús e ultra-conservadorismo que resulta na discriminização e marginalização das bandas e da música nacional, é um facto que em Portugal, e só em Portugal, as rádios não apostam e não passam música nacional, é um facto que em Portugal apesar de haver tantos festivais de verão com muita afluência e apoio de público só um número reduzido de bandas nacionais é que conseguem tocar neles e mesmo assim costumam ser sempre as mesmas e sempre bandas já com alguma influência e importância, é um facto que em Portugal muitas bandas tiveram primeiro que ser conhecidas lá fora para depois serem resconhecidas aqui dentro, é um facto que em Portugal o preço dos instrumentos e equipamento musical é excessivamente caro e que muitas das bandas só podem ter material e equipamento de média qualidade...tudo isto é um facto e é uma realidade.
Porém, é um facto que muitas bandas em Portugal sofrem de vedetismo e falta de humildade, é um facto que temos bandas em Portugal onde os seus elementos estão mais preocupados com imagem do que propriamente com a qualidade da música que fazem, é um facto que em Portugal infelizmente na maioria dos casos só quem tem dinheiro, cunhas e influência é que consegue singrar sem sequer ter qualidade ou talento, é um facto que em Portugal os concursos e festivais de bandas de garagem estão todos viciados e que não existe transparência e justiça e que ganham as bandas politicamente correctas do momento, é um facto que existem bandas em Portugal que pela sua sonoridade e estilo musical são marginalizadas e discriminadas...isto também é uma realidade.
E como é vai isto tudo alguma vez mudar?Paciência é uma virtude e quem gosta verdadeiramente de música tem que ter muita para não perder a cabeça com tanta ignorância e extremismo.

terça-feira, outubro 03, 2006

Touradas + Provedor de Justiça = IGNORÂNCIA

Ok, eu sei que já falei quinhentas vezes deste tema e as poucas (ou nenhumas) pessoas (e já agora aliens e entidades misteriosas) que lêem isto devem estar a dizer - Epa, e tá ele a dar-lhe com as touradas outra vez !! Fónix!! Deixa lá os touros em paz hóme !! - mas depois de ver o programa que dá na RTP1 aonde participa o Provedor de Justiça e ouvi-lo defender duma aberta e inequívoca as touradas e o seu visionamento na RTP eu não podia deixar de manifestar mais uma vez o meu desagrado. E escrever desagrado é pouco esse "GNU" devia olhar pelos direitos de TODOS os portugueses e não das minorias elitistas aos quais esse "circo" convém, não está sequer em causa o facto de se apoiar ou não as touradas mas deixar passar na TV imagens reais e em directo de animais a serem espicaçados numa arena até à morte é algo que devia de ser pura e simplesmente proibido, mas infelizmente passa-se o contrário e até passa em horário nobre e tudo. E aquelas pessoas que no programa defendem e inclusive reagem duma maneira extremista e xenófoba quer verbalmente quer moralmente contra as pessoas que no seu direito protestam contra as touradas deviam de olhar-se ao espelho e perceber que o tempo do Salazar já foi e que hoje em dia nós temos o direito e o dever de nos manifestarmos contra tudo aquilo que mancha e envergonha duma forma escabrosa este país aos olhos do mundo. Mais uma coisinha, bravura não se mede numa arena a ser espicaçado, apupado e arrastado por uma arena se é esse o sinónimo de bravura para muitos desses anormais então deviam comprar um diccionário e abrir os olhos porque este "circo" a quem chamam espectaculo nada mais é do que um meio para os ricos ficarem cada vez mais ricos e os pobres mais pobres e ignorantes. MATEM-SE!!!